Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Hubble descobre novo tipo de Planeta. Um 'Mundo de Água'

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

 
Concpeção Artistica do Planeta GJ1214b

Astrônomos confirmam a descoberta de uma nova classe de planeta. Estamos acostumado com os planetas rochosos e com os gigantes gasosos presentes em nosso Sistema Solar e que até então eram os únicos encontrados por todo o universo. Ao estudar o Planeta GJ1214b, foi descoberto um 'mundo de água'.


 
De acordo com o estudo, a estrutura interna do planeta seria completamente diferente da estrutura da Terra. Materiais exóticos como gelo quente e água superfluída podem fazer parte da composição do planeta. A atmosfera do planeta é composta em grande parte por vapor de água. O planeta, com densidade de cerca de 2 gramas por centímetro cubico (A densidade da Terra é de 5,5 g/cm³)  é formado predominantemente por água.


A teoria mais aceita é a de que o planeta se formou longe da estrela, onde o gelo é abundante e se aproximou com o passar dos anos. Se a teoria estiver correta, em algum momento de sua existência o planeta esteve na zona habitável de sua estrela (Ainda não existem dados para estimar quando isto ocorreu e por quanto tempo o planeta esteve nesta condição).

As descobertas foram feitas com o uso do instrumento WFC3, do telescópio Hubble, durante uma passagem do planeta entre a Terra e sua estrela. Raios da estrela foram 'filtrados' pela atmosfera do planeta, e medidas no infravermelho deram pistas sobre a composição da atmosfera do planeta.

O artigo publicado na Astrobiology Magazine pode ser lido aqui 
E o artigo cientifico pode ser lido aqui 


Colaboração: Henrique Guilherme Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...