Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Foi criado o primeiro transístor com um único átomo perfeito

Escrito por   //  20 de Fevereiro de 2012 


Uma equipa sediada na Universidade de South Wales criou um transístor de átomo único perfeito, liderando assim o caminho para dispositivos eletrónicos mais pequenos e mais poderosos. O componente ativo no dispositivo é um átomo único de fósforo, que foi colocado numa wafer de silicone usando uma combinação de Scanning Tunnelling Microscope Microscopy (STM), e uma litografia resistente a hidrogénio.

Para que isto seja possível, é necessário cobrir uma wafer de silicone com hidrogénio, antes que os átomos de hidrogénio sejam eliminados usando a técnica de STM. A wafer é depois tratada com fosfeno, que apenas se vai ligar ao silicone em pontos onde o hidrogénio tiver sido removido (similar à criação de uma placa de circuitos num banho ácido, onde as áreas mascaradas não são removidas). A mesma universidade está por detrás da descoberta do fio de átomo único, que foi considerado uma grande descoberta para a computação quântica.
Enquanto que outros transístores de átomo único já tinham sido criados antes por outras equipas, esta equipa universitária afirma que é primeira a conseguir cria-los de uma forma estável, ao contrário dos outros grupos que algumas vezes descobriram os transístores acidentalmente e não foram capazes de replicar os seus resultados. A equipa descreve este método de átomo-por-átomo (conhecido por bottom-up) de criação de transístores como o que vai ser utilizado futuramente para criar circuitos mais pequenos e poderosos, acrescentando ainda que o método de produção atual de top-down não irá ter capacidade para igualar este novo método em termos de precisão com a eficácia necessária.

A Professora Michelle Simmons, líder do grupo por detrás da descoberta, diz o seguinte: “Esta é a primeira vez que alguém conseguiu apresentar controlo sobre um átomo num substrato com este nível de precisão.”
Fonte: The Verge
Colaboração: Henrique Guilherme Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...