Uma equipa sediada na Universidade de South Wales criou um transístor de átomo único perfeito, liderando assim o caminho para dispositivos eletrónicos mais pequenos e mais poderosos. O componente ativo no dispositivo é um átomo único de fósforo, que foi colocado numa wafer de silicone usando uma combinação de Scanning Tunnelling Microscope Microscopy (STM), e uma litografia resistente a hidrogénio.
Para que isto seja possível, é necessário cobrir uma wafer de silicone com hidrogénio, antes que os átomos de hidrogénio sejam eliminados usando a técnica de STM. A wafer é depois tratada com fosfeno, que apenas se vai ligar ao silicone em pontos onde o hidrogénio tiver sido removido (similar à criação de uma placa de circuitos num banho ácido, onde as áreas mascaradas não são removidas). A mesma universidade está por detrás da descoberta do fio de átomo único, que foi considerado uma grande descoberta para a computação quântica.
Enquanto que outros transístores de átomo único já tinham sido criados antes por outras equipas, esta equipa universitária afirma que é primeira a conseguir cria-los de uma forma estável, ao contrário dos outros grupos que algumas vezes descobriram os transístores acidentalmente e não foram capazes de replicar os seus resultados. A equipa descreve este método de átomo-por-átomo (conhecido por bottom-up) de criação de transístores como o que vai ser utilizado futuramente para criar circuitos mais pequenos e poderosos, acrescentando ainda que o método de produção atual de top-down não irá ter capacidade para igualar este novo método em termos de precisão com a eficácia necessária.
A Professora Michelle Simmons, líder do grupo por detrás da descoberta, diz o seguinte: “Esta é a primeira vez que alguém conseguiu apresentar controlo sobre um átomo num substrato com este nível de precisão.”
Podem ainda ver aqui um vídeo criado pela equipa explicando alguns dos pontos mais importantes (assistir o vídeo no link da fonte):
Fonte: The Verge
Colaboração: Henrique Guilherme Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário